O Que é a Cerveja Bock? (História, Perfil E Estilo)

Pergunte a qualquer amante de cerveja e eles dirão como é emocionante descobrir um novo estilo de cerveja. Se você acabou de encontrar a chamada 'cerveja bock', pode estar curioso sobre esta bebida que parece engraçada. Você não está sozinho; poucas pessoas sabem disso, apesar da bock estar entre os estilos de cerveja mais antigos.

O que é uma cerveja bock


O que é a cerveja Bock (história, perfil e estilo) 

Neste artigo, explicaremos o que é a cerveja Bock, contaremos tudo sobre seu sabor e aroma, e ainda apresentaremos alguns exemplos dos vários estilos disponíveis. Continue lendo para saber mais!

Antes de entrar em sua história rica e interessante, vamos primeiro responder à pergunta: o que é a cerveja Bock? Bock é uma cerveja lager com alto teor de álcool feita com fermento de baixa fermentação em temperaturas frias. Embora mais forte do que a lager típica, a maioria das cervejas desse estilo são apenas moderadamente lupuladas e têm um caráter de malte dominante.

As cervejas tradicionais são fabricadas com os maltes Vienna e Munich. Pequenas porções de maltes torrados adicionam cor à mistura geral. O lúpulo da Europa continental , com seu caráter suave, também é usado, resultando em uma cerveja mais limpa, redonda e menos áspera.

O processo de fermentação da cerveja envolve um longo período de fervura e purê para ajudar a realçar os sabores de melanoidina e caramelo. O frutado, assim como o lúpulo, é mínimo. Se você gostaria de tentar fazer uma cerveja bock em casa , a American Homebrewers Association tem uma receita fácil que você pode conferir.

Diz a lenda que a cerveja Bock era produzida originalmente em Einbeck, uma pequena cidade alemã situada entre Kassel e Hannover. Os primeiros registros mencionando cerveja fabricada em Einbeck datam de 1378.

Desde o início, a cerveja de Einbeck fez com que as pessoas conversassem, mas só se tornou realmente famosa quando a cidade entrou para a Liga Hanseática, uma comunidade mercantil popular no norte da Alemanha. Isso fez com que a cerveja viajasse rapidamente para fora da Alemanha e para os mercados da Flandres, Reino Unido, Rússia e Escandinávia. Esses mercados já adoravam cervejas fortes, então aceitaram facilmente a cerveja forte de Einbeck.

Uma das coisas que tornaram esta cerveja tão bem-sucedida foi o sistema único de fermentação que a prefeitura criou para garantir a máxima qualidade. A burguesia da cidade tinha permissão para maltar seus grãos e fermentar cerveja em suas próprias adegas, mas ninguém tinha permissão para ter uma cervejaria.

O conselho da cidade possuía o equipamento de fermentação e contratava cervejeiros profissionais que entregavam a chaleira para as casas da burguesia que queria fazer cerveja. O mestre cervejeiro era responsável por inspecionar o malte e verificar a qualidade da cerveja antes de ir para o mercado. Isso garantiu que a cerveja de Einbeck fosse de alta qualidade, independentemente de quem a fabricasse.

A Einbeck batizou sua cerveja de Píer de Ainpöckisch, mas mais tarde, quando a cerveja finalmente chegou à Baviera, os cervejeiros bávaros abreviaram esse termo para oanpock e, em seguida, bock bier . Esse sobrenome pegou e é por isso que a cerveja agora é conhecida como cerveja bock.

Assim que a Baviera provou a cerveja de Einbeck, eles quiseram prepará-la dentro de suas próprias fronteiras. Em 1617, na cidade de Munique, Baviera, contratou um dos mestres cervejeiros de Einbeck, Elias Pichler, para fabricar cerveja oanpock para o mercado da Baviera. Esse estilo de cerveja tornou-se popular principalmente durante a Quaresma, quando bebidas fortes, também conhecidas como pão líquido, substituíram alguns dos alimentos que os católicos praticantes não podiam comer durante o jejum.

A palavra 'bock' é alemão para 'bock' e isso explica por que os fabricantes de cerveja Bock em todo o mundo usam a cabra como um mascote em seus vários estilos de cerveja Bock.

Vamos dar uma olhada nas características básicas do que você pode esperar de uma cerveja Bock.

Sabor : O sabor dominante é um malte bem arredondado, graças aos muitos meses de armazenamento a frio. A cerveja tem baixo teor de lúpulo e o amargor é moderado, o que a torna uma bebida fácil, mas cuidado com o alto teor de álcool por volume (ABV), que normalmente é de pelo menos 6,5%. Você também notará tons de caramelo torrado e até sabores frutados.

Cor : a maioria dos estilos de cerveja Bock varia de âmbar a dourado, mas alguns também são pretos ou vermelhos, dependendo da região em que a cerveja foi fabricada. Independentemente da cor, você conhecerá um bock por suas notas intensas de trigo, corpo inteiro e doçura moderada. Por ser uma cerveja de baixa fermentação, essa cerveja tende a ser límpida (apesar das cores mais escuras) sem turvação de resíduos.

Aroma : O cheiro de maltes tostados é muito perceptível em uma cerveja Bock tradicional. Você também pode sentir o cheiro de álcool e, se estiver interessado, alguns ésteres frutados e melanoidinas. Dado que a cerveja é bastante moderada no lúpulo, você não vai inalar os cheiros do lúpulo aqui.

Sensação na boca : a sensação na boca se refere à sensação que uma cerveja cria em sua boca. Para as cervejas bock, você terá uma sensação de corpo médio ao tirar o primeiro gole. Bebido frio ou ligeiramente morno, você notará uma crocância moderada, sinalizando um nível de carbonatação de médio a baixo. No geral, a sensação na boca será suave, sem notas desagradáveis ​​de amargor.

Estilos De Cerveja Bock

A cerveja Bock vem em vários estilos, dependendo da variedade e do sabor do malte. Com um pouco de tentativa e erro, você pode encontrar um que funcione para você. Vamos dar uma olhada em alguns desses estilos comuns.

1. Doppelbock

A Doppelbock é o estilo de cerveja Bock mais conhecido do mercado norte-americano. Os monges de São Francisco de Paula foram os primeiros a preparar a cerveja Doppelbock. Eles construíram sua própria cervejaria na cidade de Munique, no 17 º século para que eles poderiam fazer 'pão líquido', que iria substituir alimentos sólidos durante a Quaresma rápido.

Os monges preparavam uma cerveja de corpo forte com alto teor de açúcares residuais. A cerveja era menos atenuada, o que significa que apenas uma pequena porcentagem dos açúcares era convertida em álcool. Isso levou a uma cerveja menos alcoólica, mas muito mais doce, que veio a ser conhecida como Doppelbock.

Doppelbock é como uma bock tradicional, mas com 'o dobro' da quantidade de malte, daí a palavra 'doppel', que significa 'duplo' em alemão. De todos os estilos Bock, Doppelbock é o mais forte em termos de sabor e teor de álcool.

As cervejas Doppelbock variam de cores claras a escuras, dependendo do malte de escolha. As cervejas são mais maltadas do que lupuladas, com sabores subjacentes de chocolate, caramelo torrado, passas e toffee.

2. Helles Bock Ou Maibock


Se a Doppelbock é a variante escura, forte e ousada da cerveja Bock, a Helles Bock é o oposto. Na verdade, 'Helles' significa leve e fiel ao seu nome. As cervejas Helles Bock são produzidas com uma combinação de maltes Pilsner mais leves e maltes Munich e Vienna. O resultado é uma lager mais pálida com cores que variam do ouro profundo ao âmbar claro.

A Helles Bock também é conhecida como Maibock e era tradicionalmente preparada para ser bebida no mês de maio. Esses estilos são praticamente idênticos e, como todos os bocks, são bastante maltados, mas ligeiramente mais lupulados do que os bocks tradicionais.

Este estilo de cerveja pode ser rastreada para 16 th século Munique quando o conselho da cidade contratado brewmasters de Einbeck para ajudar a melhorar a qualidade da cerveja local. Exemplos de Maibocks bem conhecidos são Maibock Hurts Like Helles de Jack Abby e Dead Guy Ale de Rogue.

A boa notícia é que você pode preparar seu próprio Helles Bock . Começar é fácil se você já tem seu equipamento de fabricação caseira.

3. Eisbock


A Eisbock não é facilmente encontrado fora da Alemanha e é facilmente o bock mais raro. Esse estilo é feito congelando uma quantidade de água em um Doppelbock e retirando a água congelada para deixar uma cerveja mais concentrada. Remover um pouco da água visa criar uma cerveja com maior teor de álcool por nível de volume. Exemplos dos poucos Eisbocks importados da Alemanha são Schneider Weisse Aventinus e Kulmbacker Eisbock.

4. Weizenbock


Conforme mencionado, as cervejas Bock são produzidas como lagers, mas há uma exceção: a Weizenbock. Este é o membro mais jovem da família Bock, com a primeira Weizenbock produzida em 1907.

Um Weizenbock é basicamente um Doppelbock feito com um pouco de trigo, mas a mesma levedura ale usada para fermentar Hefeweizen é usada para dar aos Weizenbocks sabores distintos de cravo e banana. Alguns cervejeiros produzem Weizenbocks com sabores subjacentes de frutas mais escuras, como uva, uva passa e ameixa. Tap 6 Aventis, Glockenspiel, Thumbprint Imperial Weizen e Vitus são apenas alguns dos Weizenbocks mais populares do mercado.

5. Dark Bock



Há um último membro da família Bock que devemos mencionar: Dunkles Bock. Este é um sucessor direto do tradicional bock de Einbeck. A moderna Dunkles Bock mudou apenas ligeiramente em relação ao estilo que era fabricado há muitos séculos.

'Dunkle' significa escuro em alemão e fiel ao seu nome, Dunkles Bocks possui um rico perfil de malte, que também contribui para a aparência de caramelo escuro e tostado desse estilo. Dunkles também não são encontrados facilmente em mercados fora da Alemanha, mas algumas cervejarias americanas tentaram esse estilo, incluindo as cervejarias New Glarus e Moeller Brew Barn.

Cerveja Bock: Tão Alemã Quanto A Cerveja Pode Ser

A Alemanha é conhecida por muitas coisas boas, sua cerveja saborosa é uma delas. Agora que você sabe o que é uma cerveja bock, da próxima vez que quiser provar o esquife alemão, peça um estilo bock. As notas doces, os fortes bready maltes e o lúpulo temperado vão, sem dúvida, fazer você voltar a esse estilo acolhedor.



Postar um comentário

0 Comentários