As primeiras evidências da fabricação de cerveja remontam à antiga civilização suméria. Ninkasi era a deusa da cerveja e uma das divindades mais adoradas.
Ninkasi Deusa sumeriana da Cerveja |
Beber uma cerveja gelada depois de uma longa semana de trabalho é um dos meus prazeres favoritos da vida, e aposto que é bom para muitos de vocês por aí. Toda vez que saboreio uma, só consigo pensar que é um verdadeiro presente dos deuses e, de acordo com a mitologia suméria, na verdade é, embora não exatamente dos deuses em geral, mas de uma deusa em particular que nos deu o maior presente de todos os tempos. . Essa deusa é Ninkasi, que junto com sua sacerdotisa sagrada e cervejeiras desenvolveram o que se tornaria uma das bebidas mais comuns e populares da história: nossa preciosa cerveja.
A origem da cerveja é assim. Ninhursag, a deusa suméria das montanhas, era casada com Enki (deus da água, conhecimento e criação). No entanto, como acontece na maioria das mitologias, Enki era uma espécie de jogador, que fazia sexo com todos (até com suas próprias filhas). Um dia, Uttu, uma de suas filhas (que ele teve com outra de suas filhas), apareceu diante de Ninhursag alegando que ela estava grávida. Cansada das infidelidades e comportamento de seu marido, Ninhursag decide tirar o sêmen do útero de Uttu e plantá-lo na terra. Logo oito plantas diferentes com frutos aparecem nas margens do rio. Um bom dia, Enki percebe essas plantas estranhas e decide dar uma mordida em cada fruta, o que acaba por engravidá-lo de sua própria semente. Isso faz com que ele tenha um inchaço terrível em oito partes diferentes de seu corpo. A dor era tão terrível que Enki estava à beira da morte. Desesperada para curar seu marido, Ninhursag pega um pouco do sêmen de Enki e o implanta em seu corpo para dar à luz oito deuses de cura para curar cada uma de suas doenças. Um deles foi, claro, Ninkasi que curou a boca de seu pai.
Quem criou a cerveja ? |
A tradução literal de Ninkasi é “a mulher que enche a boca”, mas ela se tornou para a mitologia suméria antiga a deusa da cerveja e do álcool em geral. Há um famoso hino para Ninkasi rabiscado em uma tabuleta de argila que remonta a 1800 aC. Nele, ela é elogiada por dar à humanidade o dom da cerveja, não só porque era usada para embriagar como a usamos principalmente agora, mas também porque a cerveja tinha tantas propriedades que eram essenciais para a população da Mesopotâmia. Além disso, o hino é na verdade um guia de instruções para a fabricação de cerveja adornado com elementos poéticos.
Hino a Ninkasi - Deusa da cerveja |
Agora, embora a tabuinha seja relativamente recente, acredita-se que o hino e a invenção da primeira cerveja remontam a milhares de anos antes dela.
Sumerianos e a cerveja |
Há evidências de fabricação de cerveja na Mesopotâmia desde 3500 aC na cidade de Godin Tepe (no Irã moderno). Na década de 1990, um grupo de arqueólogos descobriu uma jarra contendo vestígios de cerveja e vinho. A fermentação havia sido descoberta há algum tempo por nossos ancestrais pré-históricos, e era comum acreditar que a cerveja havia sido inventada por acidente, assim como a fermentação. No entanto, estudos arqueológicos mostraram que os primeiros sumérios tinham um processo muito meticuloso de cultivo de grãos, especificamente para a fabricação de cerveja.
Como mencionamos anteriormente, a cerveja tornou-se uma necessidade essencial na dieta suméria, por duas razões principais. A primeira delas eram as ricas propriedades nutritivas que possuía, o que a tornava um elemento-chave na dieta das classes mais baixas. A segunda razão era que era muito mais saudável do que a água comum, que muitas vezes era poluída com dejetos humanos e animais. Como a água usada para a fabricação de cerveja foi fervida, ela matou muitas das bactérias que viviam nos canais. Além disso, sabe-se que essas civilizações antigas também sabiam como a fermentação fazia esse processo de esterilização, então a cerveja era realmente limpa e saudável para beber. Além disso, os canudos também foram inventados e desenvolvidos por essa civilização, principalmente para que pudessem beber essa bebida. Eles eram muito longos,
Cerveja na antiga sumeria |
Como você deve ter visto, muitas coisas na cultura suméria giravam em torno da cerveja. Foram muitas músicas, poemas, mitos, histórias e obras de arte criadas sobre isso, e embora em muitos deles seja comum ver a embriaguez como um traço negativo, sempre foi atribuída ao autocontrole da pessoa, nunca à cerveja em si. O motivo foi que foi muito elogiado como substância curativa, não apenas pela história mitológica sobre ela, mas também pelos nutrientes de que falamos antes.
0 Comentários